Documento sem título
 
 A VILA DE PARANAPIACABA
Principal   
Destaque   
Turismo   
Novidades   
 O SITE
Agenda   
Cadastre-se   
Notícias   
Mural de Recados   
Guia Comercial   
Fale Conosco   
Bate-Papo   
Fotos da Vila   
 MUSEUS
Ferroviário   
A vila   
Memórias   
 OS PARQUES
Municipal Nascentes   
Estadual da Serra do Mar   
 CURIOSIDADES
O Charme   
A comunidade   
 INFRA-ESTRUTURA
Artes & Artesanato   
Pousadas e B&B   
Mapas como chegar?   
Serviços e Apoio   
 SERVIÇOS DE CONDUÇÃO
As trilhas   
Turismo Pedagógico   
 ATRATIVOS
Festival de Inverno   
Eventos & Shows   
RECEBA NOVIDADES
Paranapiacaba ::Guia de Serviços Pousadas & Ecoturismo
Nome:
E-mail:
Calendário Anual de Eventos
O calendário de 2012 das atividades da Vila de Paranapiacaba/Santo André
 Fonte: Pedro Nascimento 
Calendário Anual de Eventos
Calendário Anual de Eventos
Fevereiro: Baile de Carnaval
Abril: Festa do Cambuci
Maio: Convenção de Magos e Bruxas de Paranapiacaba
Junho: Festa Junina
Julho: Festival de Inverno
Agosto: Festa do Padroeiro Bom Jesus de Paranapiacaba
Setembro: 6o Festival Comida de Botequim
Setembro: Semana da Cultura e Memória Ferroviária
Outubro: Baile de Aniversário do Clube União Lyra - Serrano
Dezembro: Encontro dos Amigos “Os Ferroviários”

Veja outros abaixo no calendário não oficial

O Calendário de Anual das Atividades da Vila de Paranapiacaba/Santo André

Além da oitava edição do Festival de Inverno, em julho, a programação conta com atividades como a V Festa do Cambuci, em abril, a Festa do Padroeiro Bom Jesus de Paranapiacaba, em agosto, e o 3º Festival de Jardins.
A programação começa em Janeiro sobra espaço aos adultos, jovens e crianças com atividades de Culturais, ecológicas e ecoturismo nos rios e cachoeiras da serra, com o calor e as férias tudo vira especial com vários tipos de caminhadas e os passeios na vila histórica.
Em fevereiro com o Carnaval. Nestes as tardes o bloco das Bruacas, formado por moradores e turistas, animado pelo Grupo Pura Amizade, percorre as ruas da vila. A concentração será em frente ao Bar do Campo. Ainda no dia ocorre os tradicionais bailes de marchinhas do Clube União Lira Serrano, com entrada franca.
Em abril, mês do aniversário de Santo André, é a vez da IV Festa do Cambuci, nos dias que apresenta receitas variadas preparadas com fruta de Cambuci. Desde 2008 é realizado as amostras de Receitas Histórias de Paranapiacaba, no Clube União Lira Serrano, com receitas referentes a cada prato. Ainda em maio, acontece a Convenção de Bruxas e Magos de Paranapiacaba.
A programação prossegue em junho Festa Junina com o Arraial da Vila, haverá barracas típicas, apresentação de quadrilhas e shows. O Festival de Inverno de Paranapiacaba, chega em julho, sendo um dos maiores eventos da vila. O festival de inverno conta com uma intensa programação cultural, além de roteiros turísticos, exposição e venda de artesanato e comida típica, entre outros. A programação se estenderá durante três fins de semana do mês.
Agosto será o mês da Festa do Padroeiro Bom Jesus de Paranapiacaba, festa popular mais antiga da cidade e provavelmente do Grande ABC, comemorada desde 1889. Nos dias 6, 9 e 10, em frente à igreja, haverá barracas de artesanato e comidas típicas, jogo do quebra coco e shows. No dia do padroeiro (6), também é realizada a missa e a distribuição de bolo feito pelos fiéis.
Continuando em agosto a crença continua com o Encontro de Magias e terapias, encontro onde se reúne Xamãs e magos do bem e que comprem em completar esta data com muitas energias de amor e muitas amizade através de conhecimentos.
O 3º Festival de Jardins de Paranapiacaba marca este local em meio a mata atlântica, setembro, nos Galpões das Oficinas (rua da Estação, s/nº). O evento conta com a participação de paisagistas convidados, que realizarão jardins na vila. A programação com palestras, oficinas, passeios, exposições e feira de plantas e artigos para jardins.

O Baile de Aniversário do Clube União Lira Serrano será em outubro, a partir das 22h. A festa contará com banda ao vivo e homenagem aos antigos moradores da vila. No mês de novembro, o Clube ULS recebe o III Concurso de Ferreomodelismo de Paranapiacaba e O Encontro Brasileiro de Ferreomodelismo. O Mês da Consciência Negra será comemorado com a realização de um baile e encontros.
O ano não termina as programações de fim de anos com surpresas e agendas de ultima hora e ainda este ano pode estar de volta o Encontro de Motos Clássicas que conta com a nova estrutura Ponte restaurada antes do Festival de Inverno.
Um dos maiores atrativos de Paranapiacaba sem duvida ainda continua o ano todo nas trilhas, cachoeiras da região de Paranapiacaba na serra.
As hospedagens, a natureza e a simplicidade na sua composição histórica e seu cervo, fazem de Paranapiacaba um evento que acontece o ano todo.



Outras Fotos
Notícia Postada em 05/08/2012 por: Pedro Nascimento

ANUNCIANTES